3 de junho de 2010

World Press Photo fica no Rio de Janeiro até 27/06

© Olivier Laban-Mattei

Este ano o World Press teve 5.897 fotógrafos inscritos de 126 diferentes nacionalidades


A exposição fotográfica da World Press Photo, um dos maiores prêmios do fotojornalismo mundial, ficará em cartaz até o dia 27 de junho na Caixa Cultural, no Rio de Janeiro. A mostra reúne 162 imagens das dez categorias que as fotografias concorreram no concuso de 2010.

A vice-presidente de fotografia da Agência Reuters, Ayperi Karabuda, presidiu o júri desta edição, que teve entre seus membros a fotojornalista do jornal O Globo, Marizilda Cruppe.

Em 2010 o grande vencedor foi o fotógrafo italiano Pietro Masturzo, com o protesto de uma mulher do alto de um prédio durante as eleições presidenciais no Irã. Na categoria esportiva o vencedor foi Gareth Copley, do Reino Unido, com a foto de um jogador de cricket. O único brasileiro selecionado foi Daniel Kfoury, terceiro lugar na categoria esportes, com a foto do skatista Bob Burnquist.

© Malick Sidibé

Serviço: Caixa Cultural, Av. Almirante Barroso 25, Centro, Rio de Janeiro. Visitas de terça a sábado das 10h às 22h e aos domingos de 10h às 21h. Entrada franca.