20 de julho de 2011

Novas fotos dos Beatles são leiloadas

© Mike Mitchell

Era a primeira viagem dos Beatles aos Estados Unidos e Mike Mitchell tinha apenas 18 anos de idade. Mitchell teve acesso fotográfico à chegada da banda britânica aos EUA e ao primeiro concerto do quarteto de Liverpool no Coliseu de Washington.

Depois de perder 20 rolos daquele 11 de fevereiro de 1964, Mike Mitchell guardou os rolos e nunca mais pensou neles.

Recentemente, o fotógrafo disse em uma roda de conversas: "Nessa altura não me dei conta que estava a viver um momento histórico; que estava a ver uma verdadeira invasão britânica. Eu só pensava em disparar, em aproveitar a luz ambiente, a única que eu tinha, e em exercitar a minha habilidade com retratos. Eu não era um fotógrafo de eventos. A minha câmara não tinha flash nem zoom, e o meu rolo era a preto e branco. Precisava safar-me”.

Só em 2008, quando a crise começou a apertar, é que o fotógrafo voltou a abrir a arca e redescobriu o tesouro. Nesse ano, mostrou o material ao amigo Russ Lease, um dos maiores colecionadores dos Beatles. "O Russ ficou extasiado, parecendo um menino bobo. Disse-me que eu tinha raridades, estimulou-me a limpar e a digitalizar tudo e a procurar a Christie’s para um leilão. Demorei mais de 500 horas para restaurar o que tinha, mas valeu a pena. As fotos são ótimas".

Com informações da Christie’s.